Procurar
 
Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel

O Projeto

PARTO

PARTO – Penafiel, Artes e Ofícios foi o nome escolhido para promoção e divulgação do projeto “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel”. O conceito e a imagem estão intimamente ligados ao (re)nascimento que se pretende dos saberes tradicionais e à ideia de criação, com destaque do composto gráfico que remete para as artes, finalizando com um novelo em remoinho, símbolo da dinâmica que caracteriza o projeto.

Com este projeto, desenvolvido e coordenado pelo Museu Municipal, o Município de Penafiel pretende promover a preservação e a divulgação das suas tradições enquanto elementos patrimoniais identitários, valorizar os seus artesãos e estimular a transmissão destes saberes, fomentando o espírito de partilha e de aprendizagem.

O PARTO

O PARTO, Penafiel, Artes e Ofícios, foi o nome atribuído ao projeto “Das Artes e Ofícios de Penafiel”. O conceito está intimamente ligado ao (re)nascimento dos saberes artesanais e de uma cultura de transmissão que salvaguarde as tradições de Penafiel.

Com este projeto, desenvolvido e coordenado pelo Museu Municipal, o Município de Penafiel pretende promover a preservação e a divulgação das suas tradições enquanto elementos patrimoniais identitários, valorizar os seus artesãos e estimular a transmissão destes saberes, fomentando o espírito de partilha e de aprendizagem.

DAS ARTES E OFÍCIOS TRADICIONAIS DE PENAFIEL

O Município de Penafiel foi um dos nove selecionados, de entre sessenta e sete candidatos, para a 3.ª edição do Programa Tradições da EDP, com o projeto “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel”.

O Programa Tradições é uma iniciativa de financiamento de projetos que tenham como objetivo valorizar as culturas e tradições locais, estimulando a autoestima das comunidades, garantindo a valorização das artes e dos saberes populares pelas novas gerações, mais concretamente nos municípios que correspondem às áreas em que intervêm os seis centros produtores da EDP Produção.

O projeto “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel” surge da necessidade premente de registar, divulgar e promover a continuidade do património imaterial ligado às artes e ofícios tradicionais do concelho, atualmente em risco de se perderem pelo envelhecimento dos artesãos ainda no ativo, e pela falta de estímulo na formação de novos agentes produtivos, a quem se pretende transmitir os velhos saberes e o “saber-fazer” associados, aliando a tradição à modernidade.

O projeto estruturou-se em três vertentes fundamentais e complementares entre si, passando, numa primeira fase fundamental, pelo inventário e registo dos artesãos ainda no ativo – suas memórias, técnicas, produtos e espaços de trabalho.

Numa segunda fase procurou essencialmente promover-se a transmissão do conhecimento destes artesãos através da realização de workshops intergeracionais, onde se pretendeu que os seus saberes e o “saber-fazer” das suas técnicas fossem ensinados aos mais jovens.

Procurou assim potenciar-se o desenvolvimento da aprendizagem das tecnologias tradicionais em simultâneo com a estimulação da criatividade, para que as velhas técnicas pudessem dar origem a novos produtos, e contribuir para a capacitação de novos agentes com vista a uma continuidade sustentada destas artes e ofícios tradicionais.

Os públicos-alvo das duas formações realizadas foram alunos do Ensino Secundário de Penafiel e alunos finalistas do Ensino Superior nas áreas das artes, design e arquitetura, bem como artistas plásticos.

Já numa terceira fase, o projeto visou ainda a divulgação e a promoção das artes e ofícios tradicionais através da construção desta plataforma digital.

DAS ARTES E OFÍCIOS TRADICIONAIS DE PENAFIEL

O Programa Tradições é uma iniciativa de financiamento e acompanhamento de projetos que tenham como objetivo valorizar tradições regionais ou locais do nosso País, mais concretamente nos municípios onde a EDP possui centros produtores.

O Município de Penafiel foi um dos vencedores, entre 67 candidatos, da 3.ª edição do programa “Tradições 2018/2020” da EDP, com o projeto “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel”.

O projeto Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel, surge da necessidade premente de registar, divulgar e promover a continuidade do património imaterial ligado às artes e ofícios tradicionais do concelho, actualmente em risco de se perderem pelo envelhecimento dos artesãos ainda no activo, e pela falta de estímulo na formação de novos agentes produtivos, a quem se pretende transmitir os velhos saberes e o “saber-fazer” associados, aliando a tradição à modernidade.

O projecto estrutura-se em três vertentes fundamentais e complementares entre si, passando, numa primeira fase fundamental, pelo inventário e registo dos artesãos ainda no activo – suas memórias, técnicas, produtos e espaços de trabalho.

A segunda fase visa essencialmente promover a transmissão do conhecimento destes artesãos através da realização de workshops intergeracionais, onde se pretende que os seus saberes e o “saber-fazer” das suas técnicas sejam ensinados aos mais jovens, potenciando o desenvolvimento da aprendizagem das tecnologias tradicionais em simultâneo com a estimulação da criatividade, para que as velhas técnicas possam dar origem a novos produtos, e assim contribuir para a capacitação de novos agentes produtivos com vista a uma continuidade sustentada destas artes e ofícios tradicionais, sendo os públicos-alvo das formações alunos do Ensino Secundário de Penafiel, e alunos finalistas do Ensino Superior de Artes (artes-plásticas, design e arquitectura).

Já numa terceira fase, o projecto visa ainda a divulgação e a promoção das artes e ofícios tradicionais através da construção de uma plataforma digital on-line, onde será carregada a informação recolhida, estando ainda prevista uma exposição temporária dos trabalhos realizados por alunos e artesãos no Museu Municipal de Penafiel.